Tabuleiro Matemático
Objetivos
Objetivo
Geral:
O jogo tem como objetivo, proporcionar às
crianças a ampliação de seus conhecimentos através de atividades práticas e lúdicas
interativas, permitindo-as a criar um novo campo de imaginação.
Objetivos
Específicos:
Desenvolver nas crianças as capacidades e
oportunidades de:
- Entreter a criança para que
a mesma possa, de forma divertida, aprender as operações matemáticas;
- Adquirir novos conhecimentos, habilidades
pensamentos lógicos;
- Comunicar, questionar, interagir com os
outros;
- Desenvolver o raciocínio
lógico e a atenção;
- Desenvolver a criatividade e as inteligências
múltiplas;
- Aprender a jogar e a participar ativamente;
- Reforçar os conteúdos já aprendidos;
- Aprender a lidar
com os resultados independentemente do resultado;
- Aceitar regras e respeitá-las;
- Fazer suas próprias descobertas por meio do
brincar;
- Desenvolver e enriquecer sua personalidade
tornando-o mais participativo e espontâneo perante os colegas de classe;
- Aumentar a interação e integração entre os
participantes;
- Ter uma determinada noção do saber lógico
matemático.
Metodologia
Material:
•
Cartela (Tabuleiro)
•
Clipes
•
Lápis
Participantes:
•
Até 4
pessoas
Modo de jogar:
•
Segurar
o clipe com ponta do lápis
•
rodar o clipe com impulso do dedo
•
o numeral que o clipe estiver mostrando,
indicará a quantas casas o jogador deverá andar
•
o aluno deverá responder de forma correta a
pergunta, se errar volta para onde estava
•
vence quem chegar primeiro ao fim do
tabuleiro.
Resultados:
Ao fim da atividade o professor deverá avaliar
se os objetivos foram alcançados. Reforçar os pontos positivos e, caso haja,
rever os negativos.
A
avaliação deverá ser realizada de acordo com o desenvolvimento da turma,
podendo ser:
•
Audiovisual
por parte do professor
•
Mesa redonda
com os alunos
•
Elaboração
de novas situações-problemas com a participação dos alunos
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